19 de abr. de 2011

Identidade e Renascimento

A palavra Identidade, inicialmente, nos remete aos aspectos físicos que identificam algo como real e palpável - como “o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes.”

            Mas, o que de fato compõe a real Identidade?
O que está além das formas explícitas e das aparências materiais nem sempre visíveis a “olho nu”?

            Por detrás de tudo o que as aparências denotam está a vida, a sustentação, o propósito a que a identidade nos serve.

            Assim, Alberto Lima, ao desenvolver o logotipo para o Espaço Matrix - em doação incondicional - revelou a partir de seus talentos natos, a essência, o propósito a que o Espaço Matrix se dispõe a servir, promovendo uma identidade visual a esse novo Espaço que se concretiza na matéria.

            Revelando o seu propósito, o logotipo do Espaço caracterizado como uma Mandala nos conduz ao ato da meditação, contribuindo para o exercício de “mergulharmos em nós mesmos, auxiliando a concentração e a realização da experiência interior” como um caminho de percepção e inclusão na totalidade que configura a Unidade. Onde, as mandalas "são imagens ao mesmo tempo sintéticas e dinâmicas, que tendem a superar as oposições do múltiplo e do uno, do espaço-temporal ao intemporal e extra-espacial."

            A “base numérica 10” estimula as qualidades do dinamismo, da atividade e do otimismo, trazendo ao plano material a aceleração, a mudança de ciclo e a sorte para todos os que se conectarem com a sua Matriz Essencial, uma vez ancorados no plano espiritual como fonte de compreensão da roda da vida bem como de sua aceitação.
            Entendendo que, desse modo, a alegria e o entusiasmo passam a atuar no plano emocional, impulsionando-nos para a ação, ativados pelos processos energéticos latentes em nosso potencial interno.

A flor de lótus no centro da Mandala, traz o significado do renascimento, onde flores “simbolizam a chegada da primavera, a efemeridade da vida e da beleza, a vida que sempre se renova. Revelam que um ciclo evolutivo pessoal está se acelerando.”

Aproveitando o período propício e favorável com a mensagem de Renascimento que a Páscoa nos proporciona, o Espaço Matrix os convida a uma meditação sobre essa Mandala, como um mergulho dentro de si para acessar a “nova” Identidade que sustenta toda a nossa vida na matéria e que nos impulsiona a renovação contínua nesse processo de evolução pessoal e grupal.  

            Feliz Páscoa! Feliz Renascimento!
           



2 comentários:

  1. O Logo ficou lindo!
    Parabéns!

    Feliz Páscoa para você e sua família Fá!

    Que a Terra seja habitação de Cristos, aqui e agora!

    Um beijo carinhoso
    Grá

    ResponderExcluir
  2. Fá,achei especial esse Espaço,a inspiração para o jardim e essa mandala...
    Na unidade que somos, que o compartilhamento das energias ai geradas traga o desbrochar da Sabedoria com Poder e Amor a toda Alma que participar desses encontros.
    Um real renascimento a todos nessa Páscoa.
    Um grande e amoroso abraço.
    Nivia (mãe)

    ResponderExcluir