Práticas de AUTO-CUIDADO



AUTO-CUIDADO - um momento para simplesmente estar consigo.

Cuidado é uma das qualidades mais sublimes  que a condição de ser humano nos possibilita, pois é uma oportunidade ímpar de tornar viva a afetividade e a sensibilidade como caminho para a manifestação, e por que não dizer, a 'encarnação' do Amor na face da Terra.
O cuidado é algo intrínseco e natural nas nossas relações humanas, aplicado muitas vezes para com o outro ou para as condições externas, embora muitas vezes nos descuidemos desse mesmo cuidado para conosco.
Deixamos de olhar e cuidar das nossas necessidades mais intrínsecas de Amor que nos abastece de verdadeira vitalidade - e quando nos damos conta, estamos precisando de cuidados diante dos estresses diários, esquecidos de nós mesmos...
A prática de Auto-Cuidado é um momento em que nos concedemos esse cuidado nos permitindo, através da arte do encontro, a nos ouvir para nos abastecermos desse Amor que já É dentro de cada um de nós.
Pois  só podemos nos oferecer em cuidado aos outros ou às coisas ao nosso redor quando estamos inteiros e íntegros em nosso próprio Amor.

CUIDAR DO OUTRO MUITAS VEZES PARECE MAIS FÁCIL QUE CUIDAR DE SI MESMO, MAS CUIDAR DE SI MESMO É VITAL INCLUSIVE PARA O CUIDADO COM O OUTRO.
Assim também se aplica ao AMOR.

"A jornada compartilhada da humanidade é uma experiência completa de ascensão e cada caminho individual dentro dela, leva à luz, da sua própria maneira. Nenhum caminho é mais importante e cada pessoa tem o seu próprio caminho para criar e seguir.
Sua obrigação de ser para a humanidade é estar em sua verdade, expandir-se para a expressão mais elevada de sua energia, e experienciar o pleno potencial de sua luz. Sua cura e aprendizado se tornam um potencial para os outros, quando eles podem entrar em ressonância com ele, por si mesmos.
Não há líderes: somente pontos de ressonância e de alinhamento.
Há mestres e estudantes, mas cada pessoa é tanto o mestre quanto o aluno e ambos ensinam e aprendem, é tanto aquele que experiencia, como a experiência, pois todos com quem estejam alinhados podem ter esta experiência."



=== === === === === === === === === === === === === === === === === === ===

PRÁTICAS
Relações Saudáveis - uma introdução
Toda relação saudável começa com uma relação transparente consigo.
Esta série de encontros promove, em linhas gerais, uma oportunidade de despertar para a própria vida através da percepção de si, promovendo uma compreensão mais clara de como se tem estabelecido relações consigo e com as pessoas e situações ao redor.
É uma oportunidade de pausa para observar o que temos criado em nossas vidas e nos apropriarmos da responsabilidade diante do único instrumento disponível para vivê-la: nosso corpo de expressão, aqui e agora, neste plano de existência - a vida.
Uma vida próspera e saudável começa com o auto-cuidado que consiste em conhecer-se, perceber-se para ser o protagonista de sua própria Vida, integrando os próprios corpos aos objetivos da própria Vida, através de relações conscientes e saudáveis.
"Quando a nossa relação com a própria Vida está em harmonia, essa harmonia se revela ao nosso redor, delineando os cenários externos e as relações com as pessoas e situações.

Uma relação saudável com a Vida é aquela que nos integra a nós mesmos clareando as nossas percepções e pacificando as nossas interações com o mundo." 


AGENDAMENTO: fatima.lee@hotmail.com


Como acontece:
Em 6 (seis) encontros com uma hora e meia de duração cada, com periodicidade semanal (uma vez por semana), distribuídos em diálogos interativos e práticas lúdicas de conscientização.
Quando acontece:
Segundas-feiras, das 14:30 às 16:00h ou Quartas-feiras consecutivas, das 19:30 às 21:00h  

SEQUÊNCIA dos 6 ENCONTROS

Investimento: R$540,00 reais
O valor pode ser dividido em 2 parcelas de R$270,00
Temas abordados:
- De onde vêm nossos padrões de comportamentos reativos diante da vida, e o que os alimenta.
- Os enganos na construção da auto-imagem e seus reflexos nas relações
- Como funcionam os nossos corpos
- Como administramos os nossos corpos
- Como eles interagem entre si e com o mundo ao redor
- Como tudo isso define nossas vidas, muitas vezes, sem que percebamos


§§§ §§§ §§§

CULTIVANDO A PRESENÇA 

Propósito: Abrir-se às percepções dos Ciclos da Natureza e da Energia Vital ao nosso redor e dentro de nós, regando as sementes do Bem, 'podando' as ramas inúteis e desvitalizadas, removendo as ervas daninhas. Integração.

CULTIVANDO A SEMENTE DA PAZ que me habita
(Prática em 8 Encontros)


03.07.14
LEMBRANÇA CONSTANTE DE DEUS
Próximo Encontro 

"Quando todas as ilusões são removidas, fica apenas o que é Real.
Que Essa seja nossa única REALIDADE"
Fátima Lee


26.06.14
SERVIÇO DESINTERESSADO 
 "Quando o Amor em si desperta, o talento se revela.

E, sem esforço, flui o talento em forma de Amor
Através das mãos, da fala, da escrita, da dança, do canto e até do silêncio.
Pois quando a Alma está em expressão, toda atividade é Serviço, seja ela qual for."
Fátima Lee

"Só é seu aquilo que você dá"
Arnaldo Antunes 

 10.06.14
PRESENÇA

"Em toda e qualquer situação
Presença me guia
Assim eu decreto todos os dias
E sigo desperto
Expandindo afeto
E de Coração à Coração
Eu Sou Presença em Ação"
Fátima Lee

 29.05.14
AMOR CONSCIENTE


 "Me vejo no que vejo
Como entrar por meus olhos
Em um olho mais límpido
Me olha o que eu olho
É minha criação Isto que vejo
Perceber é conceber
Águas de pensamentos
Sou a criatura
Do que vejo"
BLANCO - Marisa Monte


22.05.14
NÃO VIOLÊNCIA

"Quando perdoo dentro de mim, tudo o que vejo fora de mim,
Um clarão de luz, reluz!
E não me perco mais dentro de mim,
Porque tudo lá dentro se organiza
Apazigua, acalma, tranquilliza.
Pacifica,
Pois cessa o conflito que me fazia aflito.
E, fora de mim, tudo fica bonito."
Fátima Lee

15.05.14
AÇÃO CORRETA


"Ação correta é ação consciente.
Ação consciente é Amor em Movimento.
Só o 'não-julgamento' coloca esse Amor em ação.
Assim, a ação correta é desprovida de julgamento
e recheada de Amor...."
Fátima Lee

08.05.14
VERDADE 

"Praticar a verdade não é falar o que pensa."
Praticar a Verdade é olhar para o que você sente.
Então, por detrás da cortina de fumaça que esconde qualquer desconforto ou dor,
você encontrará o Amor.
Essa é a sua VERDADE. 
"Sorria para a dor e encontrará o Amor"
Fátima Lee


24.04.14
SILÊNCIO

"Respirar conscientemente é encontrar o Silêncio dentro de si.
Encontrar o Silêncio dentro de si é encontrar a Paz.
Encontrar a Paz dentro de si é trazer ao mundo a Paz."
Fátima Lee


OITO CHAVES DA PAZ - Prem Baba
Sugestão de Prática meditativa para os dias da Semana que antecedem a Páscoa


13.04. 13 Domingo Primeira chave: SILÊNCIO.
O silêncio é uma forma de bater na porta do salão da verdade. Ele é a base que te prepara para qualquer prática; é o alicerce do edifício da consciência. Tudo que é belo e verdadeiro nasce do silêncio.
Um instante de silencio é suficiente para exorcizar todos os demônios, porque os demônios são os pensamentos. Se existe um pensamento compulsivo constantemente assombrando a sua mente, é porque você deu muita atenção a ele, ou seja, você o alimentou acreditando nele. Mas, ao aquietar a mente, todos os fantasmas desaparecem. Não importa quão antiga seja a escuridão, uma pequena fresta de luz dissipa toda escuridão porque ela é somente a ausência de luz. O silêncio invoca a luz. Quando a mente se acalma, tudo se acalma.
O preço para a realização espiritual é a solidão. Em algum momento você vai ter que encarar a si próprio. Por isso é fundamental aprender a ficar sozinho e em silêncio. Você também pode chamar esta prática de meditação. Mas, eu não quero que você se perca no labirinto das idéias e conceitos, na ginástica do intelecto. Permita-se apenas ficar retirado e em silêncio, observando a grama crescer. Abandone toda a pressa e todo o desejo de chegar a algum lugar.
Feche os olhos e focalize no ponto entre as sobrancelhas. Brinque de cultivar o silêncio.

14.04.14 Segunda-feira Segunda chave: VERDADE.
Falar a verdade não quer dizer que você vai sair por aí dizendo aos outros tudo o que pensa ser verdade, desconsiderando o fato do outro não estar pronto para ouvi-la, o que pode gerar mais conflito, mais guerra. Seguir a verdade significa ouvir o chamado do seu coração.
Se ainda há desconforto e sofrimento na sua vida, significa que ainda há uma camada de mentira te envolvendo. Seja corajoso para encarar suas mentiras. Sem coragem você não será capaz de encarar a verdade. Procure identificar quando você ainda não pode ser honesto com você mesmo e com a vida; quando você tem que usar uma máscara e não pode ser autêntico e espontâneo; quando você tem que fingir que é diferente do que é. Dê uma olhada nas diversas áreas da sua vida.
Você terá algum trabalho, mas é um bom trabalho. Lembre-se que “a verdade vos libertará”.

15.04.14 Terça-feira Terceira chave: AÇÃO CORRETA.
Isso não tem nada a ver com moralismo. A ação correta, ou ação consciente, não se baseia no que está fora, ou seja, não depende da aprovação do mundo externo. Não é seguir um manual com regras sobre o que está certo ou errado. É uma ação determinada pela intuição, que é a voz do silêncio. É ter coragem de ser você mesmo, autêntico e espontâneo. Agir conscientemente significa colocar o amor em movimento, ou seja, trilhar o Caminho do Coração.

16.04.14 Quarta-feira Quarta chave: NÃO VIOLÊNCIA.
A não violência é a ação sem ego. É a atitude não contaminada pela vingança e pelo ódio. É não dar passagem para a maldade que provoca sofrimento no outro, não importa em qual nível.
A não violência ou ahimsa, como é conhecida na tradição do hinduísmo, não é cruzar os braços e ficar esperando que as coisas aconteçam. Ela, muitas vezes, envolve ação, atitude. Mas, é uma ação que nasce do coração – é espontânea e sempre vem com sabedoria e compaixão. Não é o ódio ou o medo se manifestando.
Eu mesmo já questionei o poder de ahimsa. Parece que só deu certo com Gandhi, na Índia. Mas, não é verdade. Ahimsa é o remédio que esse planeta precisa. A compaixão é o remédio e ahimsa é compaixão.

17.04.14 Quinta-feira Quinta chave: AMOR CONSCIENTE
Eu uso esta palavra ‘consciente’, porque a palavra amor foi degenerada. Nós demos a ela tantos outros significados que não têm nada a ver com a sua essência. Para o senso comum, o amor está ligado ao egoísmo, a uma satisfação pessoal. Ele é confundido com a paixão, com o sexo e até mesmo com o ódio. Isso acontece de uma forma inconsciente: a entidade acredita estar amando porque não tem consciência do que é amor.
Não é possível definir o amor com palavras, mas eu posso dizer que amar inclui um desejo sincero de que o outro seja feliz. Inclui ver o potencial adormecido no outro e dar força para ele acordar. É querer ver o outro feliz sem querer absolutamente nada em troca. Em última instância, amar conscientemente significa amar desinteressadamente.
Mas, para que possa utilizar essa chave se faz necessário que você reconheça o seu desamor.
Procure identificar em quais situações e com quem você ainda não pode ser amoroso. Aonde e com quem o seu amor não flui livremente? Em que situações o seu coração se fecha? Aí há uma pista para você. Vá atrás dessa pista e você descobrirá muito sobre si mesmo. Essa é uma forma de trazer paz para esse mundo: aprendendo a ser amigo do seu irmão; amigo do seu vizinho.
Aprender a não julgar os erros do outro. Antes de levantar o seu dedo para acusar o outro, olhe para si mesmo, e pergunte: “Será que eu não tenho um defeito igual, ou outros até piores?” “Será que o meu vizinho não tem nada de bom para eu focar a minha atenção?” Comece a focar no bom que o outro tem. Essa é sua grande missão.

18.04.14 Sexta-feira Sexta chave: PRESENÇA.
Estar presente significa estar total na ação. É lembrar-se de si mesmo a cada instante. Quando você pode experienciar a presença, a sua energia cresce e você percebe o amor passando por você. Se puder sustentar esse estado de alerta, você terá a percepção de que tudo é sagrado, e a partir dessa percepção, poderá expandir sua energia conscientemente na direção do outro.
Eu sugiro uma prática bem simples para o seu dia a dia. Habitue-se a perguntar: Onde estou? O que estou fazendo? Permita-se parar, apenas por alguns segundos, absolutamente tudo o que você está fazendo. No meio da ação, pare e pergunte-se: Quem está fazendo? Assim você interrompe a imaginação e volta para o seu corpo, para a presença, para a totalidade na ação. Esse é o caminho.
A presença é a chave mestra. Mas, porque não vamos diretamente para ela? Porque nem todos estão prontos para usufruir dela. Poucos estão maduros para abandonar o pensar compulsivo, já que isso lhes dá um senso de identidade. Então, em muitos casos, é necessário um trabalho de purificação que é este trabalho de transformação do “eu inferior”, para que você esteja pronto para ancorar a presença. Para isso, o corpo é o portal. Sinta-se ocupando o corpo. Sinta seu campo de energia e mova-se a partir dessa percepção.

19.04.14 Sábado Sétima chave: SERVIÇO DESINTERESSADO.
Servir desinteressadamente significa colocar seus dons e talentos a serviço do amor. É quando você pode se doar verdadeiramente ao outro, sem máscaras, sem necessidade de agradar ou fazer o que é certo com a intenção de ser recompensado. O único objetivo é ver o outro brilhar. Você se torna o amor que se move em direção à construção.
Acordar pela manhã, consciente de que está acordando para servir, ilumina a alegria de viver. Naturalmente, a consciência do serviço aumenta a conexão com o divino, porque, por mais que cada um tenha seus talentos e dons individuais, ou seja, uma forma particular na qual o amor se expressa através de você – é o próprio amor que está se expressando. No serviço, você se torna um canal do amor. Por isso, eu digo que o serviço é uma forma de manter a chama da conexão acesa. O amor e a felicidade passam por você para chegar ao outro, não importa o que você esteja fazendo, se está cuidando do jardim, construindo uma casa, cozinhando, cuidando de uma empresa ou de uma pessoa.

20.04.14 Domingo Oitava chave: LEMBRANÇA CONSTANTE DE DEUS.
Lembre-se de que Deus está em tudo: dentro, acima, abaixo, dos lados – em todos os lugares.
Ele é a vida única que age em todos os corpos e é o seu Eu Real. Essa percepção de que tudo é Um e de que a energia espiritual se manifesta em todas as formas de vida, promove um profundo contentamento. Não há palavras para descrever essa experiência, ela só pode ser vivida. A sua vida se transforma numa prece, numa oferenda a Deus. Pode passar um tsunami, mas você não se esquece de Deus. Pouco a pouco, a sua fé se torna constante e inabalável, até que possa sustentar a eterna conexão com Deus.
A partir dessa conexão, você olha para o outro e enxerga além das aparências, porque você vê somente Deus e assim pode reverenciá-lo. Este é um sincero namaste: a divindade que está em mim saúda a divindade que está em ti.
Se verdadeiramente utilizar essas oito chaves na sua vida, inevitavelmente você irá experienciar a paz. Essa é a minha experiência.
Durante a fase do desenvolvimento da consciência que eu chamo de “ABC da Espiritualidade” ou purificação do “eu inferior”, muitas vezes, descobrimos verdades pouco agradáveis sobre nós mesmos. Durante esse processo, enfrentamos obstáculos que precisam ser removidos. Aos poucos, nós aprendemos a identificá-los e removê-los e, ao removermos aquilo que não nos serve mais, podemos nos tornar canais do amor divino, para que ele flua livremente através de nós.”




FORMAS DE AMAR E AGRADECER

20 de março de 2014

Um dos propósitos de nossos encontros no Grupo de Auto Cuidado é ampliar nossas percepções para os eventos triviais de nosso dia-a-dia para um viver mais pleno de nossas potencialidades.
Quando queremos controlar os eventos do nosso dia num estado desintegrado de nós mesmos, nossas ações e, consequentemente nossa vida, certamente revelarão a mesma falta de consistência e coesão.
A proposta da prática dessa semana é tomar ciência do nosso funcionamento padrão, observando os medos revelados na forma de defesa ou ataque que estabelecemos inconscientemente e, que nos impedem de perceber a essência da Vida que nos vitaliza, ampliando a nossa percepção para diversas formas de amar e agradecer que nos estão disponíveis nas formas mais simples em que perdemos a sensibilidade do olhar.


ONDE ESTÁ A FELICIDADE?

 13 de março de 2014


Às vezes, muitos de nossos hábitos inconscientes tornam-se os próprios limitadores da nossa felicidade. Nos agarramos à eles como verdades fundamentais e desse modo não percebemos como bloqueamos novas possibilidades, diferentes das que imaginávamos para nossa vida, e muitas vezes, muito mais promissoras do que as que almejávamos ou planejamos!

A prática dessa semana é mantermos o foco de nossa atenção para situações cotidianas, identificando onde temos mantido as portas da felicidade fechadas, ao nos mantermos fechados para novas formas de atuar em nossa vida diária, quando apegados à conceitos, padrões , opiniões ou experiências alheias, dos mais remotos aos atuais contextos.


"Pare de definir-se: conceda a si mesma todas as possibilidades de ser. Mude de caminhos quantas vezes forem necessárias" Alejandro Jodorowsky.



OLHAR COM O  CORAÇÃO
06 de março de 2014

"No encontro de hoje cuidamos do nosso olhar para com as pessoas do nosso convívio.
Percebemos como estabelecemos limitações na percepção de um ser quando presumimos saber tudo sobre ele, baseados em nossas construções pré-estabelecidas por alguma experiência passada ou até mesmo por interpretação própria baseada em nosso filtro pessoal.
Sob essa nova perspectiva de olhar e com a prática da respiração consciente que nos integra ao momento presente ampliando nossa percepção, enxergamos a limitação do nosso próprio olhar e aprendemos a olhar para as pessoas de modo a permitir que elas nos revelem o que há de mais belo, mas ainda oculto aos nossos olhos viciados pelos caminhos pré-estabelecidos.
Cuidando do nosso olhar, curamos nossas relações libertando as pessoas dos nossos equívocos e assim, libertando-nos a nós mesmos.
Deixamos que cada ser expresse por si, sua perfeição e plenitude, vivificando nossas relações permitindo o fluxo livre do amor que todos somos em essência.



SOBRE O CUIDAR-SE

É revelador o encontro com pessoas que, com suas singularidades nos inspiram a olhar para nossas próprias dores,  sofrimentos ou desconfortos. 

Mais revelador ainda é também encontrar pessoas que nos apresentam às qualidades que nem mesmo reconhecíamos em nós.

É verdade também que nem sempre conseguimos receber essas mensagens contidas nas entrelinhas das trivialidades relacionais com olhos lúcidos e acolhedores para esse convite ao cuidar-se. 

Onde olhar para as qualidades pessoais é como encontrar o antídoto dentro de nós para curarmos as próprias dores. 

Onde, o 'outro' vestido de pessoas ou situações é apenas o catalisador desse processo de auto-cura.

Cuidar-se é  um processo de sustentabilidade, onde descobrimos uma fonte abundante para criarmos o próprio remédio.  

Para refletir:
"Você colocou o dedo em um dos muitos sintomas da nossa crescente intolerância ao sofrimento – na verdade, uma intolerância a cada desconforto ou mesmo ligeira inconveniência. Em uma vida regulada por mercados consumidores, as pessoas passaram a acreditar que, para cada problema, há uma solução. E que esta solução pode ser comprada na loja. Que a tarefa do doente não é tanto usar sua habilidade para superar a dificuldade, mas para encontrar a loja certa que venda o produto certo que irá superar a dificuldade em seu lugar. Não foi provado que essa nova atitude diminui nossas dores. Mas foi provado, além de qualquer dúvida razoável, que a nossa induzida intolerância à dor é uma fonte inesgotável de lucros comerciais. Por essa razão, podemos esperar que essa nossa intolerância se agrave ainda mais, em vez de ser atenuada."

Zygmunt Bauman

Um comentário:

  1. Você foi genial ao citar o Zygmunt Bauman como fundamento dos pensamentos e propósitos do grupo. Adorei!

    ResponderExcluir